De 2000 para 2010 volume de ovos produzidos no Brasil cresceu perto de 47%

Publicado em 13/10/2010 09:46
213 exibições
Até porque o mercado externo do produto ainda é incipiente, o ovo não apresenta evolução de produção tão significativa quanto a do frango. Mesmo assim mostra o IBGE a expansão do volume produzido tem sido contínua.

De acordo com o órgão de estatísticas brasileiro, no primeiro semestre de 2010 foram produzidas no Brasil pouco mais de 1,215 bilhão de dúzias de ovos, volume 46,6% superior ao registrado no mesmo semestre de 2000. O total registrado nos dois semestres corresponde a um incremento médio de, aproximadamente, 4% ao ano.

A propósito desse levantamento, sempre é bom lembrar que os números do IBGE em relação aos ovos de galinha compreendem todos os tipos produzidos, para consumo humano e reprodução. Assim, a produção destinada especificamente ao consumo humano tende a ser naturalmente menor que a apontada.

Por outro lado, porém, é impossível ignorar que esses levantamentos referem-se apenas à produção de granjas com, no mínimo, 10 mil poedeiras. Como, no Brasil, ainda é grande a produção proveniente de plantéis com menor número de poedeiras, é provável que, senão totalmente, um indicador neutralize o outro.
Tags:
Fonte: AviSite

Nenhum comentário