Rússia atingirá autossuficiência no frango, diz CEO da Tyson

Publicado em 18/10/2010 09:30
A análise dos dados da SECEX/MDIC sobre as exportações brasileiras para a Rússia mostra que a carne de frango vem tendo lugar de destaque no comércio entre os dois países. No período janeiro-agosto de 2010 (último dado disponível) a carne de frango foi o quarto principal produto brasileiro exportado para o mercado russo, com receita cambial de US$157,8 milhões, 145% a mais que o registrado no mesmo período de 2009.

Ainda assim parece que não vale a pena apostar muito nas importações russas – pelo menos no que diz respeito à carne de frango. E quem aponta nessa direção é o Presidente e CEO da Tyson Foods, Donnie Smith, para quem o melhor, mesmo, é diversificar mercados.

Obviamente o recado foi dirigido à indústria avícola norte-americana. Mas, neste instante, cabe muito mais aos exportadores brasileiros, já que a lacuna deixada no mercado russo pelo frango dos EUA vem sendo parcialmente preenchida por produto do Brasil.

Mas voltando à possível autossuficiência da Rússia: já há algum tempo Moscou colocou como meta de governo transformar o país, maior importador mundial de carne de frango, em futuro exportador do produto, nesse sentido estimulando (inclusive com crédito farto) o setor produtivo. Só que, a despeito do crescimento acelerado da produção interna, essa meta continua soando para muita gente como mera promessa, impossível de ser cumprida mesmo a longo prazo.

Não é o que pensa o CEO da Tyson Foods. Participando de um encontro técnico nos EUA e indagado sobre que lições a avicultura aprendeu com a quase total interrupção (desde o início do ano) das vendas norte-americanas de carne de frango para a Rússia, Smith declarou que a indústria avícola deve começar a acreditar na intenção [russa] de tornar-se autossuficiente.

Citando que três anos atrás a quota de frango dos EUA era de cerca de 900 mil toneladas e que agora “estamos tentando chegar às 450 mil toneladas”, o principal executivo da Tyson observou que a indústria norte-americana se saiu relativamente bem frente ao embargo russo, conseguindo abrir novas frentes de negociações. Mas insistiu em que é preciso diversificar muito mais, porquanto a Rússia não será mais aquela grande importadora mundial de carne de frango que todos conhecemos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário