Sistema orgânico de produção de leite será compartilhado com Haiti

Publicado em 20/10/2010 15:32
266 exibições
Missão brasileira leva técnicas de cooperação agrícola voltadas para a produção animal.
Técnicas de produção orgânica de leite empregadas no Brasil serão repassadas ao Haiti como parte das ações de ajuda humanitária oferecidas pelo governo para a reconstrução do país da América Central, devastado por um terremoto em janeiro deste ano. O primeiro passo foi a oferta de US$ 5,5 milhões para a implantação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA/Leite) no Haiti.

De hoje, 20 de outubro, até segunda-feira, dia 25, comitiva brasileira liderada pelo Ministério das Relações Exteriores visita o país para levantar opções que possam ser empregadas na recuperação agrícola local.

A coordenadora do grupo interno de Produção Animal Orgânica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ângela Pernas Escosteguy, explica que um dos objetivos é repassar técnicas de produção animal agroecológicas (que integram a atividade agrícola à proteção do meio ambiente). O interesse dos haitianos é cuidar da saúde de bois, búfalos e ovinos de forma preventiva, um dos princípios do sistema orgânico. Segundo ela, além de melhorar a qualidade do leite, esse tipo de produção prioriza o bem-estar animal e gera benefícios sociais e ambientais, pois exige que os trabalhadores do campo observem esses critérios para a obtenção dos produtos.   

A proposta de cooperação partiu do governo do Haiti, que enviou um grupo para conhecer o trabalho de produção orgânica de leite no Rio Grande do Sul há pouco mais de um mês. Apresentamos aos técnicos algumas propriedades em modelos de assentamentos que empregam o sistema. O que mais chamou a atenção do grupo foi a integração da comunidade envolvida e a ausência de resíduos no produto final que, naquele país, será oferecido como alimentação escolar, explica.
Tags:
Fonte: Mapa

Nenhum comentário