Frango brasileiro pode “encostar” no chinês já em 2011

Publicado em 10/11/2010 07:59
Acreditava-se que demoraria um pouco mais. Mas, colocadas lado a lado as previsões de produção de carne de frango da China (projeções do Departamento de Agricultura dos EUA - USDA) e do Brasil (projeções da Cia. Nacional de Abastecimento - CONAB), constata-se que já em 2011 a produção brasileira será muito similar à chinesa.

Há apenas cinco anos (2005), o volume de carne de frango produzido pelo Brasil correspondia a pouco mais de 90% da produção chinesa, percentual que se manteve quase inalterado em 2006 (crise da Influenza Aviária) e 2007. Mas a diferença vem se estreitando: em 2010 pode ser de apenas 2%. Como pode ficar em menos de 1% no ano que vem, já que a produção chinesa deve ficar (USDA) em 13 milhões de toneladas, enquanto a brasileira pode superar (CONAB) os 12,9 milhões de toneladas.

Os números projetados pelos dois organismos correspondem a aumentos médios de 4,15% e de 5,55% ao ano na produção chinesa e brasileira, respectivamente. Quer dizer: confirmando-se os números previstos para o ano que vem e mantidas as mesmas médias de crescimento anual, em 2012 o Brasil poderá se tornar o segundo produtor mundial de carne de frango, atrás apenas dos EUA.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ovos/Cepea: Demanda enfraquecida mantém cotações em queda
Preços do frango estáveis nesta sexta-feira (26)
Mercado de suínos fecha a sexta-feira (26) com cotações, na maioria, estáveis
PorkExpo Brasil & Latam 2024 já está recebendo trabalhos científicos do mundo inteiro
Frango/Cepea: Carne de frango segue mais competitiva que a suína