EUA abrem mercado para carne suína de Santa Catarina

Publicado em 16/11/2010 13:39
A autoridade sanitária dos Estados Unidos (Animal and Plant Health Inspection Service) autorizou, em regulamento divulgado hoje, importações de carne suína de Santa Catarina.

A partir de 1º de dezembro, o Estado passará a integrar uma lista de regiões reconhecidas pelo governo norte-americano como livre de febre aftosa sem vacinação --status sanitário máximo.

Santa Catarina obteve em maio de 2007 o reconhecimento da OIE (Organização Internacional de Saúde Animal) de área livre de aftosa sem vacinação. Meses depois, o Brasil pediu habilitação para exportar para diversos países.

Este ano, a autorização das exportações de suínos com origem em Santa Catarina para os Estados Unidos passou por consulta pública e, hoje, foi divulgada a habilitação.

Segundo estimativas da Abipecs (Associação dos Produtores e Exportadores de Suínos), o Brasil deve exportar pouco para aquele mercado, mas a aprovação tem um caráter simbólico importante.

'Muitos outros países se apoiam na avaliação da autoridade sanitária norte-americana, e acreditamos que agora se tornará mais fácil obter a habilitação para exportar carne suína de Santa Catarina', disse em nota o presidente da Abipecs, Pedro de Camargo Neto.

Fonte: Folha de São Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ovos/Cepea: Demanda enfraquecida mantém cotações em queda
Preços do frango estáveis nesta sexta-feira (26)
Mercado de suínos fecha a sexta-feira (26) com cotações, na maioria, estáveis
PorkExpo Brasil & Latam 2024 já está recebendo trabalhos científicos do mundo inteiro
Frango/Cepea: Carne de frango segue mais competitiva que a suína