Leite: Em ano atípico, captação recua em outubro e leite valoriza em novembro

Publicado em 30/11/2010 10:04
O preço médio bruto pago pelo leite ao produtor em novembro (referente à produção de outubro) teve leve alta de 2,4% (ou 1,7 centavo por litro) em relação ao mês anterior, a R$ 0,7142/litro. O valor refere-se à média ponderada dos estados de RS, PR, SC, SP, MG, GO e BA. O atual comportamento do mercado, apesar de atípico para este período do ano (safra), era esperado pela maior parte dos agentes de mercado. O ligeiro aumento foi sustentado pela oferta de leite ainda restrita no mês de outubro, visto que a chegada das chuvas ainda não havia sido suficiente para alavancar a produção. Além disso, o mercado de derivados – especialmente leite longa vida e queijos – permaneceu firme no período, contribuindo para os atuais patamares de preços.

 Analisando a série iniciada em 1994, é a primeira vez que o leite valoriza entre outubro e novembro. Normalmente, ocorrem aumento na captação de leite e conseqüente queda de preços nesse período. Entretanto, em boa parte do ano de 2010, o mercado de leite teve comportamento diferente do observado nos últimos anos. Durante a entressafra, os preços caíram, mesmo com recuo na produção de leite, devido à fraqueza do mercado de leite UHT e aumento das importações de lácteos.

Clique AQUI e veja a análise completa

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário