Costa do Marfim abre mercado para frango brasileiro

Publicado em 02/12/2010 06:46
 A Costa do Marfim, localizada no oeste africano, é o mais novo mercado aberto para as exportações brasileiras de frangos. A informação foi repassada à União Brasileira de Avicultura (UBABEF), na sexta-feira (26-11), em Brasília (DF), durante reunião com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). País de língua francesa, com tamanho equivalente ao estado de Goiás e população estimada de 16,7 milhões de habitantes (26% destes, estrangeiros, segundo dados da embaixada do país no Brasil), a Costa do Marfim registra crescimento médio demográfico de 3,9% ao ano. Segundo o presidente executivo da UBABEF, Francisco Turra, com a abertura desse novo mercado, o Brasil reforçará ainda mais sua presença em território africano, que tem registrado taxas de crescimento que fizeram superar em 2010 a União Européia como terceiro maior destino das exportações de frangos.

"Apenas entre janeiro e outubro deste ano, embarcamos para o continente africano 409 mil toneladas, com crescimento de 17,6% no comparativo ao mesmo período de 2009. Há um grande potencial a ser explorado nesse mercado,reforçado agora pela Costa do Marfim, em que o Brasil busca cada vez mais se firmar como parceiro em prol da segurança alimentar dos países da África", explica Turra.

Outros mercados abertos - Na avaliação do Presidente Executivo da UBABEF, a parceria entre setores público e privado e os esforços brasileiros para a expansão internacional da avicultura brasileira foram decisivos para a abertura de novos mercados em 2010.

Além da Costa do Marfim, estão entre os mercados abertos neste ano para a carne de frango do Brasil Uruguai, Turquia, São Vicente e Granadinas, para carne in natura, e a Argélia, para termo processada. Há ainda negociação em andamento com vários outros potenciais importadores do produto brasileiro. "Estes novos mercados representam avanços estratégicos em nossa atuação comercial e deverão contribuir ainda mais para o incremento das exportações de frangos nos próximos anos", ressalta Turra. Com informações da UBABEF.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Só Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário