Produção de aves cresce no Mato Grosso

Publicado em 15/12/2010 13:00
Nova Mutum se destaca como o segundo o maior produtor de aves do país. O município detém 12,894 milhões de animais, representando 27,3% da produção estadual, somada em 47,094 milhões de cabeças. A liderança entre as cidades brasileiras com maior número no efetivo de galináceos é do município goiano Rio Verde, que possui 14,320 milhões de aves. No âmbito estadual, o Paraná ocupa a primeira posição com 252,9 milhões de animais. O somatório de galos, frangas, frangos, pintos e galinhas atingiu 1,234 bilhão de unidades em 2009 em todo o Brasil. Campo Verde (MT) detém o 5ª maior efetivo de aves entre os municípios brasileiros, 10,6 milhões de cabeças.

O presidente da Associação Mato-grossense de Avicultura (Amav-MT), Aléssio Vilson Di Domênico, explica que o segmento no estado expandiu consideravelmente nos últimos 6 anos. "Praticamente dobramos a produção". Ele revela que a vinda de novas unidades frigoríficas contribuiu para este cenário. Hoje o Estado tem 6 empresas com Serviço de Inspeção Federal (SIF) e uma com certificado do Serviço de Inspeção Estadual (SIE). Conforme ele, a avicultura mato-grossense apresenta resultados positivos, mantendo um crescimento médio de 5% a 10% a cada ano.

Suínos - Mato Grosso produziu no ano passado 1,864 milhões de suínos. No país, totalizam 38,045 milhões de cabeças. O diretor executivo da Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Custódio Rodrigues de Castro Júnior, conta que o Estado tem facilidade para manter a produção aquecida, isso em função da oferta de grãos, principal alimento utilizado para a engorda do animal. De acordo com ele, em Mato Grosso há 4 indústrias, localizadas em Rondonópolis, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso. "Há expectativa para mais uma unidade em Rosário D"Oeste".
Fonte: A Gazeta

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços no mercado do frango nesta sexta-feira (2) ficam mistos
Suínos: cotações do animal vivo se dividem entre altas e estabilidade nesta sexta-feira (3)
Indústria avícola gaúcha reduz abates e lida com suprimentos escassos após chuvas
Gripe aviária: caso em Vitória (ES) eleva ocorrências no Brasil para 164
Frango/Cepea: Oferta elevada e baixa demanda mantêm pressão sobre cotações em abril