Suínos: mercado interno absorveu parte das exportações e ajudou preços.

Publicado em 28/12/2010 09:29 e atualizado em 28/12/2010 15:15

 

O segundo semestre do ano de 2010 foi de recuperação à suinocultura brasileira após campanha nacional para aumento do consumo da carne. Apesar de uma queda de 11% nas exportações, a sobra do produto fora absorvida internamente, encerrando o ano com preços rentáveis ao produtor e expectativa de o mercado continuar aquecido em 2011.

Segundo presidente da ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos), Irineu Wessler, o abate de cabeças aumentou em torno de 500 mil ou 2,7% a mais em oferta para o consumidor brasileiros, se comparado ao mesmo período de 2009. O objetivo do Governo juntamente com toda a cadeia produtora é aumentar em 2 quilos o consumo per capita por brasileiro pelos próximos 3 anos.

Quanto ao menor volume de carne exportado, o presidente da ABCS afirma que o mais importante agora é consolidar a cultura do consumo da carne suína no Brasil e conquistar novos mercados no exterior com maior e melhor qualidade da carne. Santa Catarina abriu suas portas nos Estados Unidos e a produção brasileira visa agora novas fronteiras, apesar de enfrentar a concorrência internacional.

O suinocultor encerra o ano com renda para pagar suas contas e investir na atividade. Com a tendência de que a carne bovina continue mais cara na gôndola do supermercado devido a menor oferta de animais registrada em 2010, o espaço para o crescimento da carne suína se mantém. Mesmo com o preço dos grãos mais caros, Wessler não acredita que o custo de produção do suinocultor se eleva, garantindo pelo quilo do animal até R$ 3,00 no sul do país e em Minas Gerais até R$ 3,30 pelo quilo.

Por: Aleksander Horta e Juliana Ibanhes
Fonte: Noticias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportação de carne suína em abril supera com folga os resultados de março
Preço dos ovos neste início de maio carrega baixa proeminente ocorrida em abril, diz especialista
Asgav e Sipargs emitem nota oficial sobre os impactos da tragédia climática na avicultura gaúcha
Terça-feira (7) de leves altas para o mercado do frango
Valor do quilo da carcaça suína sobe 4,12% nesta terça-feira (7) em São Paulo