Suínos: Missões podem abrir mercado a SC

Publicado em 03/01/2011 06:15 e atualizado em 03/01/2011 06:57

A carne suína catarinense poderá conquistar novos mercados nos primeiros meses do ano. A expectativa é de que veterinários japoneses, que visitarão Santa Catarina em março, deem parecer favorável aos controles de fronteira. Segundo o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, Célio Porto, o cunho da visita será sanitário. "Se aprovarem, virá missão para habilitar plantas." O Japão é o maior importador de carne suína do mundo e compra 1,2 milhão de t/ano. Para o presidente da Abipecs, Pedro Camargo Neto, a abertura do mercado deve ampliar o volume exportado por SC, mas não estima o quanto. O Mapa prevê, inicialmente, que dez plantas sejam habilitadas.

Em fevereiro, missão da União Europeia também visitará SC para avaliar criação de suínos sem ractopamina, substância usada para elevar o rendimento dos animais. Ainda há expectativa de visita de coreanos até junho. Porto acredita que o Rio Grande do Sul e o Paraná sejam os próximos da fila. Segundo ele, esses estados podem ter mercados de maior expressão se forem reconhecidos livres sem vacinação. "Depois dos casos no RS em 2000, Uruguai e Argentina, não surgiram mais focos. Sinal de que a aftosa está sob controle", ressalta o dirigente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Correio do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário