Setor leiteiro promete bons preços e mais consumo para 2011

Publicado em 12/01/2011 07:12
No último ano, o volume do produto chegou a 29 bilhões de litros e a tendência é aumentar.
Mais consumo e mais preço são as expectativas do setor leiteiro para 2011. A associação que representa os produtores espera uma valorização maior do produto pelo menos até o meio do ano.

Com a economia aquecida o brasileiro comprou mais produtos lácteos, entre eles iogurtes, queijos e leite. Até outubro de 2010 a estimativa de consumo já havia sido superada em 3% se comparada ao ano anterior. Cada brasileiro consome cerca de 150 kg de produtos lácteos por ano. Quantidade inferior a de países como Argentina e Uruguai, que chegam a 200 kg por habitante ao ano.

– Se olharmos para o mercado interno existe um otimismo em relação a maior demanda dos brasileiros, mas se olharmos para o mercado externo o câmbio ainda não é tão favorável. Acredito que, como em 2010, o consumo interno acabou sustentando o mercado e isso pode ocorrer em 2011 – ressaltou a analista do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), Aline Ferro.

Para acompanhar a demanda crescente, o país aumentou a produção. Na década de 1980 a produção de lácteos era de 10 bilhões ao ano. Em 2010, o volume chegou a 29 bilhões de litros. Só entre 2000 e 2009, a taxa média de crescimento foi de 3,8%. Para o presidente da Leite Brasil, Jorge Rubez, o produtor deve se preparar para o ano de 2011.

– Aconselho que os rebanhos fiquem bem manejados para que na hora que o preço do leite subir haja estoque para vender. Creio também que 2011 tenha um cenário favorável porque o preço está subindo e imagino que vá continuar em alta até pelo menos o meio do ano – afirmou Rubez.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Canal Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário