Frango: poder de compra do milho sofre forte deterioração

Publicado em 13/01/2011 10:06
Comparativamente aos valores médios registrados em dezembro passado, o poder de compra do frango vivo em relação à sua principal matéria-prima, o milho, já sofreu uma redução de 10%: no mês passado, uma tonelada de frango vivo permitiu a aquisição de 4,4 toneladas de milho; ontem (12), o mesmo volume de frango comprou não mais que 4 toneladas do grão.

Mas isso é o mínimo. Porque o pior, mesmo, é constatar que o poder aquisitivo do frango se encontra no segundo pior nível dos últimos 25 meses. Ou, mais exatamente, melhor apenas que o registrado em novembro de 2010, dois meses atrás.

Trocando em miúdos, de nada adiantou para o produtor a valorização anual de 20% obtida pelo frango no mês de novembro, porquanto o milho aumentou 42%. Quer dizer: a capacidade aquisitiva do frango acabou ficando 15% menor que a de um ano antes. E em janeiro corrente ela se encontra 18% abaixo da registrada há um ano, o que, transformado em volume, significa quase uma tonelada de milho a menos com o mesmo volume de frango vivo.

Caso o preço recebido pelo frango vivo não se estabilizar essa situação irá se agravar, pois a tendência do milho é a de preços firmes.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do frango estáveis nesta sexta-feira (26)
Mercado de suínos fecha a sexta-feira (26) com cotações, na maioria, estáveis
PorkExpo Brasil & Latam 2024 já está recebendo trabalhos científicos do mundo inteiro
Frango/Cepea: Carne de frango segue mais competitiva que a suína
Valores do frango congelado e resfriado cedem em São Paulo nesta quinta-feira (25)