Grupos sul-africanos investigam dumping em frango brasileiro
Países podem impor tarifas de importação, conforme as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) contra dumping, quando companhias vendem produtos ao exterior abaixo do custo ou com preços mais baixos do que em seus mercados domésticos.
"Temos confiança que de não há e que não houve qualquer dumping", disse Francisco Turra, presidente da União Brasileira de Avicultura - Ubabef. Uma queixa semelhante do país, em 2009, não conseguiu provar a prática, segundo o dirigente.
Alguns produtos brasileiros de frango são vendidos na África do Sul por um preço um terço abaixo do valor vendido no Brasil, afirma Chris Schutte, CEO da Astral Foods, segundo maior produtor de frango sul-africano. O Brasil respondeu por 71% do total de frango importado em 2010, segundo a Astral.
As importações sul-africanas cresceram para 28 mil toneladas em dezembro, o equivalente a cerca de 21 milhões de frangos. A produção local de frango contribui com grande parte do PIB da agricultura da África do Sul, um percentual de 24%, segundo a associação dos produtores de aves.
0 comentário
Preço do frango no atacado em São Paulo sofre tímida queda em meio às demais cotações estáveis nesta terça-feira (10)
Do abatido ao suíno vivo, cotações caem nesta terça-feira (10) de forma generalizada
Frango congelado ou resfriado em São Paulo têm alta nesta segunda-feira (9)
Preços do suíno vivo caem de forma generalizada nesta segunda-feira (9)
Frango: faturamento por média diária sobe 18,5% neste início de dezembro em comparação ao mesmo período de 2023
Em 5 dias úteis, faturamento com exportações de carne suína em dezembro atinge o percentual de 31,27% em relação a dezembro/23