Preço do leite ao produtor gaúcho registra estabilidade neste início de ano

Publicado em 23/02/2011 15:20
Previsão era de alta por causa da estiagem, mas fenômeno não foi tão intenso nas regiões produtoras.
O preço de referência do mês de janeiro fechou em R$ 0,61 pagos por litro de leite ao produtor. Isso representa uma estabilidade em relação a dezembro de 2010, que também teve o mesmo valor. Os números foram divulgados pelo Conselho Estadual do Leite, que se reuniu nesta terça, dia 22.

Segundo o assessor de política agrícola da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag), existia uma grande expectativa de perdas devido à estiagem. Mas Aírton Hochscheid explica que o fenômeno não foi tão intenso pelas regiões produtoras, o que manteve a normalidade de preços.

– Os indicativos apresentavam uma redução maior na produção em função do fenômeno La Niña. Felizmente, na maior parte do Estado, as chuvas foram normais e não afetou tanto a produção. Então existe uma oferta de produção que não reflete aquela projeção que havia sido feita em razão da estiagem, o que causou uma certa estabilidade dos preços – acredita.

A projeção para fevereiro ainda é de uma estabilidade, mas a partir do próximo mês devem ser registradas altas por causa do período de entressafra. Conforme o dirigente da Fetag, isto deve ter reflexos no preço ao consumidor. Dados da Associação Gaúcha dos Supermercados (Agas) apontam que o litro do leite nas gôndolas já apresenta aumento nos últimos dias.

Fonte: Rádio Gaúcha

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do frango estáveis nesta sexta-feira (26)
Mercado de suínos fecha a sexta-feira (26) com cotações, na maioria, estáveis
PorkExpo Brasil & Latam 2024 já está recebendo trabalhos científicos do mundo inteiro
Frango/Cepea: Carne de frango segue mais competitiva que a suína
Valores do frango congelado e resfriado cedem em São Paulo nesta quinta-feira (25)