2017: Brasil, 1º produtor mundial de carne de frango?

Publicado em 11/03/2011 10:52
Pelas projeções do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), em 2011 a avicultura norte-americana deve produzir cerca de 16,9 milhões de toneladas de carne de frango, volume que corresponde a um aumento de 1,07% sobre 2010 e a uma expansão média de 1,31% ao ano em relação ao que foi produzido em 2004.

Já no Brasil o que se projeta é um incremento da ordem de 5%, índice que, se confirmado, significará produção em torno de 12,9 milhões e incremento médio de 6,25% ao ano a partir de 2004.

Suponha-se agora que esses índices de expansão anual – 1,31% nos EUA; 6,25% no Brasil - sejam mantidos nos próximos anos. O que ocorrerá? O AviSite fez uma projeção (gráfico abaixo) e a sinalização é a de que por volta de 2017 (isto é, dentro de seis anos), a produção brasileira pode estar alcançando e superando a dos EUA, hoje primeiro produtor mundial de carne de frango.

Hoje, o volume de carne de frango produzido pela avicultura brasileira é o terceiro maior do mundo, atrás apenas dos EUA e da China. Mas, como já mostrou o AviSite, pelo ritmo de produção de Brasil e China a produção chinesa pode ser superada no ano que vem (senão ainda em 2011). E a dos EUA em seis anos. O detalhe é que isso não virá graciosamente, precisará ser conquistado palmo a palmo, com qualidade e eficiência. E com envolvimento geral.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário