Exportação de frango cresce 22% até fevereiro

Publicado em 16/03/2011 07:52
Num cenário de recuperação dos preços internacionais e de aumento da demanda, a receita com as exportações de frango totalizou US$ 588 milhões em fevereiro, 21,9% acima de igual mês de 2010. Foram embarcadas 296 mil toneladas embarcadas, aumento de 5% na mesma comparação, segundo a União Brasileira de Avicultura (Ubabef).

Até fevereiro, a receita foi de US$ 1,17 bilhão, 33% acima do primeiro bimestre do ano passado. Os volumes alcançaram 591,9 mil toneladas, 14,8% mais que em igual período de 2010.

De acordo com o presidente da Ubabef, Francisco Turra, a recuperação dos preços internacionais e a alta na demanda por alimentos justificam o saldo positivo deste início de ano. "A significativa alta na receita das exportações aproxima-se dos patamares praticados em 2008 e indica boas perspectivas para o setor, apesar do câmbio (...)", disse Turra.

O Oriente Médio continua a ser o principal destino da carne de frango brasileira. O bloco importou 224,7 mil toneladas entre janeiro e fevereiro de 2011, 13,7% mais que no mesmo período de 2010. O segundo destino mais importante é a Ásia, que comprou 159,8 mil toneladas, alta de 14,3% em relação aos dois primeiros meses do ano passado.

Segundo Turra, embora as devastações causadas pelo terremoto e a consequente tsunami tenham afetado diretamente a economia japonesa, a expectativa é que as exportações para o destino não sejam afetadas. O Japão é um dos maiores compradores de frango brasileiro.

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Paraná avança na cadeia do ovo, de olho nos mercados interno e externo
Prorrogado por mais 180 dias estado de emergência zoossanitária por gripe aviária
SC bate recorde no Valor da Produção Agropecuária em 2023, com destaque para a produção animal
Preços mistos, mas na maioria estáveis, marcam o mercado do frango nesta segunda-feira (6)
Suínos: preços sobem nesta segunda-feira (6) na maioria das praças