Desempenho do ovo na terceira semana de março

Publicado em 21/03/2011 08:50
A expectativa era a de que, depois de experimentar valorização (embora pequena) logo na primeira semana do mês, voltando a ganhar quase 10% na semana seguinte, a do Carnaval, o ovo entrasse em período de estabilização, mesmo porque estava se iniciando a segunda quinzena, momento em que, quase invariavelmente, consumo e preços sofrem refluxo.

Mas que nada: na terceira semana de março o ovo voltou a obter reajuste de preços – da ordem de 4% - e, dessa forma, entra na penúltima semana de março com uma de suas melhores cotações de todos os tempos.

Mesmo assim, por ora, a média registrada no mês não é das melhores, ainda que seja cerca de 15% superior à registrada em março de 2010. É que, há um ano, o preço do produto apresentou redução de quase 13% em relação a março de 2009. Isso quer dizer que o valor médio atual se encontra apenas 0,1% acima do alcançado há dois anos, o que significa que não cobre a inflação do período e, muito menos, a evolução de custo da principal matéria-prima do setor, o milho, que nesse espaço de tempo acusa aumento de mais de 60% (R$20,63/saca em março de 2009).

Mas não só isso, infelizmente. Pois em março de 2009 o preço médio alcançado pelo ovo ficou 7% abaixo daquele registrado um ano antes.Em resumo, pois, o “excepcional” preço atual continua aquém do registrado há três anos, em março de 2009. Não só em valores reais, mas também nominais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário