Leite inspecionado no país cresce 7%

Publicado em 01/04/2011 15:09
O IBGE divulgou nesta quinta-feira (31-03) o volume de leite recebido pelos estabelecimentos sob Inspeção Federal, na Pesquisa Trimestral do Leite. Com isso, em 2010, a produção de leite inspecionada cresceu 7% em relação a 2009, totalizando 20,966 bilhões de litros, bem maior que a variação desse volume de 2008 para 2009, quando o valor anotado foi de 1,6%.

Segundo Jorge Rubez, presidente da Associação Leite Brasil, “é um incremento significativo do volume de leite inspecionado. Porém, infelizmente, cerca de 30% da produção de leite do país ainda é consumido sem Inspeção Federal. O leite sem tratamento térmico e os produtos que não passam pelo controle da indústria e do Ministério da Agricultura podem trazer riscos à saúde da população”.

“Os números indicam que o consumo per capita de leite e derivados alcançou pouco mais de 161 litros por ano, o que ainda está longe dos 200 litros recomendados pelo Ministério da Saúde brasileiro”, considera Rubez.

Histórico

Segundo o IBGE, desde 1997, quando a Pesquisa Trimestral do Leite foi implantada, verifica-se que a aquisição de leite inspecionado cresce ano a ano. Minas Gerais foi o principal estado em aquisição de leite, com 26% do total captado nacionalmente. Rio Grande do Sul vem na segunda posição, adquirindo 14,3%. Participaram da pesquisa 2.013 estabelecimentos informantes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Associação Leite Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário