Em São Paulo, frango vivo inicia semana com o menor preço do ano

Publicado em 04/04/2011 09:34
O frango vivo que está sendo processado nesta segunda-feira nos abatedouros paulistas foi comercializado no sábado (2) por R$1,85/kg, valor quase 12% inferior ao vigente há 30 dias e apenas 27,5% superior ao praticado há um ano, nesta mesma data.

O “apenas”, acima, vai por conta do preço do principal insumo do frango, o milho, cujo preço, nesse espaço de tempo, registra evolução superior a 70%. Em outras palavras, a remuneração ora recebida pelo avicultor não cobre o custo de produção. E corresponde, também, ao menor valor do ano e dos últimos cinco meses (a última vez em que o preço pago esteve nesse valor foi em meados de novembro de 2010 quando, aliás, o milho apresentava preço inferior ao de agora).

Até a semana passada apontava-se como uma das causas da atual fraqueza de mercado um eventual recuo das exportações devido às ocorrências no Japão e no Oriente Médio, principais mercados do frango brasileiro. Mas, ao contrário, os dados da SECEX/MDIC divulgados na sexta-feira mostram que os embarques do produto in natura apresentaram sensível evolução no decorrer de março.

Eliminado esse fator, a má fase pode ser atribuída à fraca resposta do consumidor no momento que antecede o pagamento dos salários. Mas pode, também, ser decorrência do aumento da produção. Disto, porém, só se vai saber quando forem divulgados os volumes produzidos em abril, dentro de três meses, ou seja, já no segundo semestre.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário