Avicultores querem energia mais barata

Publicado em 12/04/2011 16:43
Representantes do setor apresentaram a reivindicação ao governador Beto Richa, que prometeu discuti-la com a Copel
Governo comentou que, em tese, poderia haver cobrança diferenciada
A indústria avícola paranaense quer energia elétrica mais barata no período das 18 às 21 horas. O pedido foi feito ontem, em Curitiba, ao governador Beto Richa (PSDB) por um grupo de representantes do setor. Eles foram ao Palácio Araucária apresentar os números da avicultura no Estado e convidar o govenador para o 22º Congresso Brasileiro de Avicultura, que será realizado em outubro.

''Neste horário de pico, pagamos energia elétrica 11 vezes mais cara que no horário normal. Nós mostramos ao governador que, diferentemente de outros setores industriais, não podemos parar em momento algum. Não podemos deixar de resfriar nossos produtos. E, se pararmos, matamos nossos embriões nas incubadoras'', justificou o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins.

Ele afirmou que, para gastar menos, muitas indústrais brasileiras estão investindo em geradores de energia à diesel. ''Mas, mesmo que fique infinitamente mais barato, preferimos continuar com a energia elétrica'', disse. Apesar de não ter feito comparativo entre os custos dos dois sistemas, ele declarou que seria ''razoável'' pagar à Copel o mesmo que o setor gastaria se investisse em gerador à diesel.

O secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, disse que o governador Beto Richa (PSDB) recebeu com ''carinho'' o pedido dos empresários. E que iria levar o assunto para ser discutido na Copel. Ortigara ressaltou que, ''em tese'', a companhia estadual tem autonomia para fazer a tarifa diferenciada, mas que o custo do desconto precisaria ser rateado por todos os consumidores.

Liderança

O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, foi a Curitiba ontem participar da reunião com o governador. Segundo ele, em volume, o Estado já é o maior produtor e exportador de aves. ''Só não é maior em receita porque Santa Catarina exporta mais produtos com valor agregado'', justificou.

Turra disse que os representantes do setor ouviram ''com satisfação'' do secretário da agricultura que o governo vai priorizar os investimentos em sanidade animal. ''Ele disse que quer que a sanidade no Paraná seja modelo para o Brasil'', afirmou o executivo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Folha de Londrina

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário