Influenza Aviária em Hong Kong e a preocupação brasileira

Publicado em 18/05/2011 09:12
Há 10 anos, em 18 de maio, o AviSite abordava o ressurgimento, em Hong Kong, de surto de Influenza Aviária – possivelmente do mesmo tipo que, quatro anos antes (1997), havia determinado o sacrifício sanitário de todo o plantel avícola local, além de ocasionar (aparentemente pela primeira vez na história) a morte de seis pessoas.

Naquela época ninguém percebeu. Mas, sem dúvida, esse era o prenúncio do grande surto de H5N1 que eclodiria dois anos depois e que dura, praticamente, oito anos, período em que ocasionou a morte de 323 pessoas, a perda de milhões e milhões de aves e uma crise (2006) de repercussão mundial.

Em 2001 a Influenza Aviária ainda não havia despertado a atenção da comunidade científica internacional, como ocorreria mais tarde. Mas já causava preocupações entre alguns técnicos brasileiros. Entre eles, o médico veterinário Paulo Cesar Martins, que viu seus alertas, inicialmente isolados, serem encampados pela Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA). Foi dessa forma que, pela primeira vez na história da avicultura brasileira, introduziu-se em um evento técnico com ampla participação (a Conferência Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas daquele ano) o debate aberto da Influenza Aviária.

Clique aqui para ler o que se escreveu a respeito há exatos dez anos. Ou, então, vá até o rodapé desta página e clique em “Arquivo de Notícias. Você vai ter acesso imediato às notícias de maio de 2001 e a todas as notícias publicadas pelo AviSite nos seus 10 anos de vida.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário