Frango vivo segue em queda; ontem foi a vez de São Paulo

Publicado em 19/05/2011 09:49
A alternância entre São Paulo e Minas Gerais nas sucessivas quedas de preço do frango vivo parece não ter fim. Anteontem (17) aconteceu em Minas. Ontem (18) foi a vez de São Paulo, onde a ave viva perdeu mais cinco centavos de seu preço (15 centavos em 10 dias) e passou a ser comercializada por R$1,55/kg, mesmo valor registrado no mercado mineiro desde o dia anterior.

Se mantiver a mesma cotação de ontem, o produto estará sendo remunerado hoje por um valor 10,71% superior ao obtido há um ano - ocasião, aliás, em que seu preço ficou 15% abaixo daquele alcançado um ano antes. E isso quer dizer, em última instância, que o frango vivo tem, no momento, preço inferior ao vigente dois anos atrás (R$1,65/kg em 19 de maio de 2009), o que representa evolução visivelmente aquém da inflação acumulada nesse período.

Isto, a princípio, não tem maior significado, visto que, historicamente, o frango vem tendo preços decrescentes e quase invariavelmente perde da inflação (os eventuais ganhos aqui e ali não compensam as perdas acumuladas no decorrer do tempo). O problema está nos custos, que superam (e muito) o valor recebido.

Assim, mais uma vez, o setor paga caro pelo “privilégio” de ofertar um alimento nobre e barato.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário