Frango vivo vem tendo preço inferior ao de dois anos atrás

Publicado em 25/05/2011 08:37
Poucos se deram conta do fato, mas a realidade é que o preço hoje pago ao produtor pelo frango vivo comercializado no interior de São Paulo é inferior ao que se praticava dois anos atrás, na segunda quinzena de maio de 2009. E – note-se – isso não se restringe à ave viva, atinge também a abatida que, há dois anos, alcançou no grande atacado paulista valor médio de R$2,40/kg e, no momento, vem sendo remunerada por não mais que R$2,10/2,25/kg.

Claro, o setor já viveu um sem número de experiências do gênero e, por isso, já está calejado. Só que, desta vez, a situação é muitíssimo diferente, envolve (e afeta profundamente) o poder de compra do frango em relação ao seu principal insumo, o milho.

Assim, por exemplo, tanto em 2009 como em 2010, uma tonelada de frango vivo adquiria, neste momento do mês, ao redor de 4,5 toneladas de milho. Atualmente, o mesmo volume de frangos adquire volume pouco superior a 3 toneladas de milho, 30%-35% menos. 

Nesse cenário, pelo menos uma tendência já está definida: os preços do milho vão permanecer muito mais elevados que em anos anteriores, não devem recuar. E os produtores de frango? Vão continuar pagando para produzir? 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário