Exportações de frango devem voltar a cair, afirma Ubabef

Publicado em 30/05/2011 16:51
Associação diz que o dólar baixo compromete a competitividade do setor.
As exportações de carne de frango devem registrar, em maio, o segundo mês seguido de queda em volume neste ano. É o que projeta a União Brasileira de Avicultura (Ubabef). O faturamento em dólares deve aumentar em relação a abril. Mas a Ubabef reclama que os altos custos e o dólar baixo comprometem a competitividade do setor.

Na comparação com o ano passado, o mês de maio deve registrar crescimento. Em volume, a alta deve ser pequena, menor do que 0,5%, com o número se mantendo em torno de 320 mil toneladas. A receita em dólar deve passar dos US$ 700 milhões e aumentar em 26%. Na comparação com abril de 2011, a receita também deve registrar aumento, mas o volume deve ser menor. Se as projeções forem confirmadas, vai ser o segundo mês seguido de queda na quantidade vendida para o Exterior neste ano. Para o presidente da Ubabef, Francisco Turra, o desempenho poderia ser melhor.

– Se tivéssemos um dólar melhor e um custo menor poderíamos estar em 450 mil toneladas, mas não estamos – afirma.

Para os próximos meses, a Ubabef mantém uma perspectiva pessimista. Segundo Turra, o dólar deve continuar desestimulando as exportações. Além disso, os custos devem permanecer em alta e há pouco espaço para crescimento do consumo no mercado interno.

– O cenário seria o melhor possível. Demanda forte, produto altamente demandado no mundo todo e por essas questões conjunturais, tem que frear – diz.

Fonte: Canal Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do frango estáveis nesta sexta-feira (26)
Mercado de suínos fecha a sexta-feira (26) com cotações, na maioria, estáveis
PorkExpo Brasil & Latam 2024 já está recebendo trabalhos científicos do mundo inteiro
Frango/Cepea: Carne de frango segue mais competitiva que a suína
Valores do frango congelado e resfriado cedem em São Paulo nesta quinta-feira (25)