Preços externos da carne de frango seguem em expansão

Publicado em 10/06/2011 09:15
Os dados divulgados pela agência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) sugerem que a queda de preços enfrentada pela carne de frango em 2009 e 2010 deve, neste ano, ficar definitivamente para trás, uma vez que os preços mais recentes superam até mesmo o preço médio registrado em 2008, por ora recorde histórico no mercado internacional.

Com a eclosão da crise econômica, no final de 2008, só os EUA, que exportam cortes de frango com menor valor agregado, não enfrentaram recuo de preços na exportação (o recuo, em 2009, foi de apenas 0,8%). Já no Brasil o preço médio caiu mais de 17%, enquanto o Japão (agora maior importador mundial do produto) pagou um valor 16% menor. No entanto, nos três países, os valores mais recentes ultrapassaram a média registrada há três anos e continuam em ascensão.
A valorização, entretanto, não vem sendo uniforme. Com base nos valores divulgados pela FAO, constata-se que, em relação ao preço médio registrado em 2005, o Brasil registrou, agora em março, valorização de, praticamente, 65%. Já o preço pago pelo Japão aumentou 61%. Para as exportações norte-americanas a valorização foi relativamente menor, de 30%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário