Entre janeiro e maio, 14 UFs brasileiras exportaram carne de frango

Publicado em 21/06/2011 08:24
Dados da SECEX/MDIC revelam que as cerca de 1,597 milhão de toneladas de carne de frango exportadas pelo Brasil nos cinco primeiros meses de 2011 saíram de 14 unidades federativas: três da Região Sul, quatro da Região Sudeste, quatro do Centro-Oeste, duas do Nordeste e uma da Região Norte.

Como ocorre desde 1975, quando foram iniciadas as vendas externas do setor, a liderança absoluta pertence ao Sul, hoje com 72% do volume total exportado. Na Região, a liderança (também nacional) continua com Santa Catarina, seguida muito de perto pelo Paraná.

Vem a seguir a Região Centro-Oeste, com 15% do total e, na sequência, a Região Sudeste, com pouco mais de 12%. Aqui, surpreende a citação do Rio de Janeiro como estado exportador. É provável, no entanto, que o volume incluído (4 toneladas) se refira a “consumo de bordo” - cortes de frango in natura para o consumo de navios, item citado no levantamento de 2010, mas não no deste ano. Rondônia, na Região Norte, e Pernambuco e Bahia, no Nordeste, completam o quadro de exportadores.

A receita cambial obtida por essas 14 UFs segue, aproximadamente, a mesma linha. E o destacável, sob esse aspecto, é a grande diferença de Santa Catarina em relação ao Paraná. Ou seja: enquanto o volume exportado por Santa Catarina foi apenas 6% maior que o do Paraná, a receita cambial catarinense superou a paranaense em quase 27%.

Isso, naturalmente, se deve ao maior volume de produtos com valor agregado exportados por Santa Catarina. Isoladamente, o Estado respondeu por 30% da receita cambial total e, em apenas cinco meses, faturou mais de US$1 bi.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário