MT: criadores de suínos pedem ajuda para evitar colapso no setor

Publicado em 24/06/2011 10:10
A Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, (Famato), em conjunto com a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), deve iniciar nos próximos dias várias ações com o objetivo de evitar e diminuir a grave crise que se instalou na suinocultura nos últimos seis meses.

A decisão foi tomada hoje em reunião entre o analista de Pecuária do Núcleo Técnico, Carlos Augusto Zanata, do Diretor de Relações Institucionais, Rogério Romanini, do Analista de Bovinocultura do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Daniel Latorraca, e o diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues.

No próximo dia 13 de julho a direção do sistema irá expor na Comissão de Pecuária a situação dos baixos preços da carne suína no Mato Grosso. “A Federação deve intermediar uma reunião com o governador Silval Barbosa nos próximos dias para discutirmos a redução do preço de pauta da carne suína que incide o ICMS, e ainda iniciativas e ajuda ao setor”, informou Rodrigues.

Desde o início do ano o segmento enfrenta sérias dificuldades e acumula prejuízos, hoje o custo de produção  está em R$2,15 o quilo, mas o preço de mercado é de R$1,40 o quilo. A crise se agravou com a proibição de importações de carne (bovina, suína e aves) da Rússia, desde o dia 15 de junho, principal consumidor da carne brasileira.

Segundo diretor executivo da Acrismat, os suinocultores estão em pânico por que a Ucrânia, um dos países importadores da carne também suspendeu a compra de carne suína do país, desde a segunda semana de junho.

Em Mato Grosso existem atualmente 350 produtores cadastrados pela Associação. O plantel reúne mais de 120 mil matrizes, (leitoas reprodutivas) distribuídos granjas de 34 municípios e que geram mais de 30 mil empregos diretos e indiretos em todo o Estado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Só Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário