Desempenho do frango vivo na quarta semana de junho

Publicado em 27/06/2011 08:37
Mais por formalidade do que como reflexo da realidade, as cotações do frango vivo permaneceram inalteradas na quarta semana de junho (um feriado de entremeio), completando duas semanas de vigência.

Em outras palavras, o mercado – que no início do mês chegou a apresentar sinais promissores de revitalização – voltou a enfraquecer-se e agora registra excedentes, em alguns casos comercializados a valores inferiores aos da cotação aparente.

Desta vez, porém, o problema não está sendo ocasionado pelo aumento de oferta da produção específica do mercado independente (que, pelo contrário, continua bem ajustada) e, sim, pela disponibilidade – esta sim, excessiva – de frangos abatidos congelados, responsáveis pelo travamento geral do mercado.

Como resultado dessa precária estabilidade, a cotação média do mês apresenta, agora, ligeira recuperação (+0,35%) em relação ao mês anterior, além de um ganho de quase 20% sobre junho de 2010.

Notar, entretanto, que há um ano a cotação do frango vivo retrocedeu praticamente 28% em relação a junho de 2009. Assim, o atual preço médio se encontra quase 15% aquém do valor recebido dois anos atrás.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Gripe aviária: caso em Vitória (ES) eleva ocorrências no Brasil para 164
Frango/Cepea: Oferta elevada e baixa demanda mantêm pressão sobre cotações em abril
Ovos/Cepea: Demanda enfraquecida mantém cotações em queda
Preços do frango estáveis nesta sexta-feira (26)
Mercado de suínos fecha a sexta-feira (26) com cotações, na maioria, estáveis