Desempenho do frango vivo em junho e no primeiro semestre de 2011

Publicado em 01/07/2011 09:22
Alguém menos avisado dirá que o produtor de frangos não tem do que se queixar, pois, afinal, todos os resultados do setor superaram, por exemplo, o IGP-M, primeiro indicador inflacionário do mês e um dos principais adotados pela economia. Senão, vejamos:

- Em junho, o IGP-M recuou 0,18%, enquanto o frango vivo valorizou-se 0,72%;

- No primeiro semestre, o frango vivo alcançou, na média, valor nominal 23,65% melhor que o do mesmo período de 2010. Já o IGP-M do período aumentou não mais que 3,15%;

- O valor médio recebido pelo frango vivo em junho de 2011 foi quase 20% superior ao do mesmo mês do ano passado – uma variação bem superior à acumulada pelo IGP-M nesses 12 meses, de 8,65%.

Porém, o empresário avícola sabe que não é bem assim. Sabe, por exemplo, que os ganhos do semestre ficaram resumidos aos três primeiros meses do ano. Porque, entre abril e junho a produção se tornou onerosa, já que o preço recebido passou a superar o custo de produção. Dessa forma, tudo o que havia sido obtido no primeiro trimestre acabou neutralizado no segundo.

Além do prejuízo, no entanto, continua pesando sobre o setor a perda do poder aquisitivo em relação ao principal insumo do frango, o milho. Veja-se, por exemplo, o que ocorreu em junho passado comparativamente a junho de 2010: um ano atrás, ao vender uma tonelada de frango vivo, o produtor conseguia adquirir cerca de 4,2 toneladas de milho. Já no encerramento do primeiro semestre de 2011 o produtor necessitou de um terço a mais de frangos para adquirir idêntico volume de milho. Isso, note-se, em um ano, porque comparativamente a junho de 2009 o volume de frangos necessários para a compra de uma tonelada de milho é cerca de dois terços maior.

Em circunstâncias como essa, a única forma de reequiparar custos e preços é através da readequação da oferta à procura. Mas o próprio comportamento do mercado indica que, pelo menos até o encerramento do semestre, nada foi feito nesse sentido.

Aliás, embora a queda de preços do frango nesse período do ano seja acontecimento rotineiro, desta feita os maus resultados foram exacerbados. Assim, por exemplo, a média histórica do setor aponta que no mês de junho o frango vivo alcança valor correspondente a cerca de 96,5% do preço médio de dezembro do ano anterior. Mas em 2011 a cotação média de junho – R$1,62/kg – correspondeu a menos de 78% do preço registrado em dezembro de 2010. Ou seja, “alguma coisa está fora da ordem”...
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário