Exportações de frango arrecadam 28,5% mais este ano

Publicado em 06/07/2011 10:31
As exportações de carne de frango no primeiro semestre deste ano somaram US$ 4 bi. O valor representa um aumento de 28,5% em relação ao mesmo período do ano passado e 1,9 milhão de toneladas, quantidade 6,5% maior. Os dados são da União Brasileira de Avicultura (Ubabef).

Segundo o presidente executivo da entidade, Francisco Turra, o crescimento poderia ter sido maior. Ele diz que o setor está sendo impactado pela desvalorização do dólar diante do real, o que desestimula a exportação e compromete a competitividade do produto. “Poderíamos ter tido uma expansão ainda maior, por conta do aumento da demanda no mercando internacional, mas estamos perdendo competitividade dia a dia”, afirma.

Outra preocupação no setor de aves apontada por Turra é o custo da produção. Conforme a Ubabef, entre janeiro de 2010 e junho de 2011, os preços da saca do milho, um dos principais insumos avícolas, subiram de 47% a 111%. Para ele, o Governo Federal deve intervir de maneira que priorize o abastecimento interno de milho.

A principal região de destino da carne de frango nacional foi o Oriente Médio, que importou 8,6% de toneladas a mais em relação ao ano passado. O valor das exportações somou US$ 1,36 bilhão. Já os países da América e os europeus que não fazem parte da União Europeia diminuíram a importação de frango brasileiro, com queda na quantidade de 4,9% e 9,2%, respectivamente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
EPTV

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário