Brasil é terceiro maior fornecedor de frango das Filipinas

Publicado em 07/07/2011 09:10
Dados dos serviços de estatísticas das Filipinas compilados pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) revelam que enquanto a produção local de carne de frango registrou crescimento moderado no triênio 2008-2010 (perto de 2,5% ao ano), as importações do produto apresentaram significativo avanço – de mais de 50% de 2009 para 2010, o que significa que o volume importado mais do que dobrou em relação a 2008 (+123%).

Nesse avanço, o Brasil tem mantido a posição de terceiro principal fornecedor das Filipinas. Mas sem se beneficiar integralmente da expansão no volume global importado. Assim, de 2009 para 2010 as exportações brasileiras para as Filipinas aumentaram menos de 20%, enquanto nos dois últimos dois registram expansão de 105%.

Naturalmente, os ganhos não são desprezíveis. Mas bem menos significativos que os obtidos pelos EUA e pela União Europeia. No ano, as exportações norte-americanas de carne de frango para as Filipinas aumentaram 85%. E em dois anos, 272%. Já o incremento obtido pelos exportadores da União Europeia (Bélgica, Reino Unido e Holanda à frente) foi de, respectivamente, 197% e 502%.
De toda forma, o Brasil permanece isolado como terceiro fornecedor, além de ter avançado sobre o segundo colocado, o Canadá.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços no mercado do frango nesta sexta-feira (2) ficam mistos
Suínos: cotações do animal vivo se dividem entre altas e estabilidade nesta sexta-feira (3)
Indústria avícola gaúcha reduz abates e lida com suprimentos escassos após chuvas
Gripe aviária: caso em Vitória (ES) eleva ocorrências no Brasil para 164
Frango/Cepea: Oferta elevada e baixa demanda mantêm pressão sobre cotações em abril