Brasil é terceiro maior fornecedor de frango das Filipinas

Publicado em 07/07/2011 09:10
Dados dos serviços de estatísticas das Filipinas compilados pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) revelam que enquanto a produção local de carne de frango registrou crescimento moderado no triênio 2008-2010 (perto de 2,5% ao ano), as importações do produto apresentaram significativo avanço – de mais de 50% de 2009 para 2010, o que significa que o volume importado mais do que dobrou em relação a 2008 (+123%).

Nesse avanço, o Brasil tem mantido a posição de terceiro principal fornecedor das Filipinas. Mas sem se beneficiar integralmente da expansão no volume global importado. Assim, de 2009 para 2010 as exportações brasileiras para as Filipinas aumentaram menos de 20%, enquanto nos dois últimos dois registram expansão de 105%.

Naturalmente, os ganhos não são desprezíveis. Mas bem menos significativos que os obtidos pelos EUA e pela União Europeia. No ano, as exportações norte-americanas de carne de frango para as Filipinas aumentaram 85%. E em dois anos, 272%. Já o incremento obtido pelos exportadores da União Europeia (Bélgica, Reino Unido e Holanda à frente) foi de, respectivamente, 197% e 502%.
De toda forma, o Brasil permanece isolado como terceiro fornecedor, além de ter avançado sobre o segundo colocado, o Canadá.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário