Cai o ritmo de variação anual dos preços do frango

Publicado em 13/07/2011 09:10
Em 2010 o frango – vivo ou abatido – teve desempenho simplesmente medíocre entre janeiro e julho. Naqueles sete meses, sem nenhuma exceção, a remuneração obtida pelo produto foi inferior à de idêntico período de 2009. Assim, o valor médio alcançado ao longo do período ficou quase 13% abaixo da média registrada entre janeiro e julho de 2009.

Foi então que começou a ocorrer a explosão de preços da carne bovina. E o frango seguiu no rabo do boi. A ponto de, já em agosto, registrar-se o primeiro resultado positivo do ano – modesto, é verdade, mas ainda assim positivo. Depois, vieram as variações extremadas: +40% de variação anual em setembro, +25% em dezembro, quase 35% a mais em março deste ano.

Mas esse processo, tudo indica, já está superado. E a tendência, doravante, é a de se registrarem índices de variação menos sensíveis, eventualmente até negativos. Em julho, por exemplo, deve-se enfrentar a menor variação anual dos últimos 12 meses - quase com certeza, menos de 10% de acréscimo em relação a julho de 2010.

Isso, naturalmente, tira o frango da berlinda – ao menos como um dos responsáveis pela inflação dos alimentos. Mas não resolve a situação onerosa do avicultor, que continua obtendo remuneração inferior aos custos de produção.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Avisite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário