Produtores de suínos terão linha de crédito e dívidas prorrogadas

Publicado em 13/07/2011 11:50
Durante audiência com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, na segunda-feira, o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS) foi informado que parte dos pleitos dos suinocultores será atendida pelo governo. Segundo o deputado gaúcho, serão disponibilizados recursos para a Linha de Crédito Especial – LEC – para apoiar a comercialização de até um milhão de toneladas de suínos.

Conforme o deputado Heinze, o dinheiro será destinado aos produtores, cooperativas, agroindústrias e exportadores que poderão financiar o carregamento de estoques para a comercialização futura da carne. A concessão do crédito estará condicionada à comprovação da aquisição da matéria-prima direta dos criadores ou de suas cooperativas, por preço não inferior ao de referência estabelecido, que deverá ser anunciado em R$ 1,74 o quilo vivo. O juro será fixado em 6,75% ao ano e o prazo para reembolso será de 180 dias. “Essa linha dá nova esperança as milhares de famílias brasileiras que sobrevivem da atividade”, avalia.

Endividamento: as parcelas do crédito rural, vencidas e a vencer neste ano, dos produtores de suínos também serão prorrogadas. Os custeios 2011 poderão ser pagos em até cinco parcelas – a primeira deve ser liquidada neste ano e as demais até 2015. As operações de investimentos e de custeios alongados de safras anteriores serão remanejadas para 12 meses após a última prestação.

Para entrar em vigor, as medidas precisam ser aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional – CMN. A reunião ordinária do colegiado está marcada para o próximo dia 28. No entanto, Heinze cobra urgência na publicação da norma.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AI Dep. Federal Luis C. Heinze

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário