Rússia importa mais carne de frango em 2011

Publicado em 14/07/2011 09:00
Nada, naturalmente, que se compare às compras externas de anos atrás, quando o país se sobressaia como o maior importador mundial de carne de frango. No entanto, de acordo com os órgãos de estatísticas locais, em 2011 a Rússia vem aumentando suas compras externas de carne de frango comparativamente ao que importou no ano passado.

Os dados divulgados se referem ao período janeiro-maio de 2011 e dão conta de que nesses cinco meses foram importadas pelos russos 117.500 toneladas de carne de frango. É menos da metade do que foi importado entre janeiro e maio de 2009 (308,4 mil toneladas). Mas, ainda assim, corresponde a quase um quarto a mais (+23,3%) em relação ao que foi importado nos mesmos cinco meses de 2010.

Do total adquirido externamente, os exportadores norte-americanos participaram com 46.805 toneladas, volume que representou aumento de 36,5% sobre idêntico período de 2010 (dados do Departamento de Agricultura dos EUA – USDA). Já os exportadores brasileiros forneceram 36.790 toneladas, o que representou aumento de 7,6% sobre os mesmos cinco meses do ano passado (dados da SECEX/MDIC).

Aparentemente, o embargo parcial da Rússia a abatedouros de três estados brasileiros não influenciou as exportações do mês de junho. Tanto que, ainda conforme a SECEX/MDIC, o primeiro semestre foi encerrado com pouco mais de 48 mil toneladas e expansão de 11% sobre o primeiro semestre de 2010.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Avisite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário