Custo de produção teve aumento de 0,81% em julho

Publicado em 24/08/2011 08:09
Em julho, o ICPLeite/Embrapa foi 169,83 ante 168,47 em junho de 2011, significando que os preços dos insumos aumentaram, em média, 0,81%.

Neste mês o grupo de insumos que apresentou maior alta foi Reprodução, de 5,37%, devido à valorização nos preços de insumos utilizados na inseminação artificial, principalmente no preço de sêmen. Outros grupos que apresentaram variação positiva foram: (a) Qualidade do leite, alta de 5,05%, ocasionada pelo aumento nos preços dos detergentes utilizados para limpeza de equipamentos de ordenha e de tanques para armazenagem e resfriamento do leite; (b) Sanidade, de 3,81%, devido a alta nos preços de medicamentos e vacinas para uso veterinário; (c) Produção e compra de volumosos, de 1,48%, ocasionado principalmente pelo aumento no preço de insumos que são utilizados na produção de silagem; (d) Energia e combustível, de 0,89%, devido ao realinhamento no preços de combustíveis; (e) Mão de obra e Concentrado tiveram variação de menor magnitude, alta de 0,52% e 0,25% respectivamente. No caso dos insumos que compõem o grupo Concentrado, a variação ocorreu, principalmente, nos preços de farelo de soja, milho e ração para vacas leiteira. Considerando o cenário atual do mercado de milho e soja, insumos que influenciam diretamente os preços dos demais concentrados energéticos e proteicos, é de se esperar que as despesas com a alimentação das vacas passe a onerar mais o custo de produção nos próximos meses.

O único grupo que apresentou deflação foi Sal mineral, com queda de 1,59%. Essa queda ocorreu devido à oscilações nos preços do sal comum e de alguns componentes do sal mineral.

Tabela 1. Variações percentuais do índice de custo de produção de leite, geral e por grupos, no mês de julho de 2011 em relação a junho de 2011.

Clique aqui para ampliar!

Variação do ICPLeite/Embrapa em 2011
O ICPLeite/Embrapa acumulado em 2011 foi de 12,06%. Nota-se que nesse período, todos os grupos de insumo apresentaram variação positiva: Reprodução, de 23,63%; Produção e compra de volumosos, de 23,54%; Qualidade do leite, de 22,56%; Concentrado, de 8,61%; Sanidade, de 8,38%; Mão de obra, 7,83%; Energia e combustível, de 5,27% e Sal mineral com alta de 4,85%.

No grupo de insumos Reprodução, a alta foi provocada, principalmente pelo preço do sêmen. A segunda maior alta ocorreu no grupo Produção e compra de volumosos, onde verificou-se variação nos preços de insumos que são utilizados para produção de cana de açúcar e silagem e manutenção das pastagens. No grupo Qualidade do leite, a variação ocorreu devido a alta dos preços de detergentes utilizados para higienização dos tanques de armazenagem e ordenhadeiras. No grupo Concentrado, foi consequência do aumento verificado nos preços dos insumos utilizados para fabricação de rações para vacas, principalmente farelo de soja, milho e poupa cítrica. No grupo Mão de obra a alta repercute o reajuste do salário mínimo ocorrido no inicio do ano.

Variação do ICPLeite/Embrapa nos últimos 12 meses
Nos últimos 12 meses o ICPLeite/Embrapa acumulou um aumento 19,53%.O aumento nos preços dos insumos que compõem o grupo Produção e compra de volumosos ocorreu, principalmente, naqueles utilizados para o plantio do milho e da cana de açúcar. No grupo Reprodução, a alta ocorreu devido ao realinhamento no preço de sêmen, e no grupo Qualidade do leite foi a valorização nos preços dos detergentes utilizados para limpeza de ordenhadeiras e tanques de armazenagem/resfriamento. Os grupos Mão de obra e Energia e combustível também apresentaram alta, porém em menor magnitude quando comprado aos demais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MilkPoint

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário