Projeto de pesquisa discute produção orgânica de aves e suínos

Publicado em 24/08/2011 08:58 230 exibições
Depois de três dias de discussões e acompanhamento de práticas de produção orgânica para a suinocultura e a avicultura no país, pesquisadores brasileiros e dinamarqueses começam agora a elaborar propostas para a redação de um projeto que possa ser submetido a editais de pesquisa.

O pesquisador Elsio Figueiredo da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, diz que hoje existe uma grande demanda para os produtos orgânicos e que se busca atender esse mercado. Para isso, é preciso resolver algumas questões. "Precisaríamos pesquisar o desenvolvimento de raças mais resistentes, para evitar o uso de medicamentos, por exemplo. A produção orgânica, por suas definições e propriedades, também exige do produtor maior mão de obra, que no caso dinamarquês é mecanizada", explica o pesquisador.

O próximo passo será dado em novembro, quando serão discutidas as propostas elaboradas por grupos de trabalho durante o workshop internacional "Desenvolvimento de novas estratégias para a produção pecuária: Dinamarca & Brasil", promovido em parceria entre a Embrapa e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) na última quarta-feira, 17.

O contato entre a Embrapa Suínos e Aves e instituições dinamarquesas começou há cerca de quatro anos, com um memorando de entendimento. Depois, a Unidade recebeu pesquisadores das universidades dinamarquesas de Copenhague e Aarhus.

Tags:
Fonte:
Gazeta do Sul

0 comentário