Governo de MT reduz 12% preço do quilo do suíno vivo

Publicado em 26/08/2011 11:23 309 exibições
A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) reduziu em 12% o preço de pauta do quilo do suíno vivo para abate em Mato Grosso. O valor do suíno para abate em pé, que era de R$ 2,68, caiu para R$ 2,36 o quilo. O novo valor foi publicado pela Portaria n° 228/11, no Diário Oficial do Estado de quarta-feira, que circula hoje. A redução no valor de pauta foi realizada pelo Governo do Estado, atendendo pedido da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat).

“Recebemos a solicitação e de pronto confirmamos pela pesquisa quinzenal que é feita para checar qual valor estava sendo praticado no mercado. Comparamos com diversas fontes e observamos a necessidade de reduzir a pauta do suíno vivo para o abate. Temos mantido o diálogo constante com todas as entidades representativas e esperamos que esta medida possa fortalecer o desenvolvimento do segmento em Mato Grosso”, comentou o secretário de Estado de Fazenda, Edmilson José dos Santos.

O pedido de redução na pauta foi feito via o Ofício n°63/11. “A atividade suinícola traz grandes divisas para Mato Grosso, abatendo um grande número de animais. Ela agrega valores e gera empregos diretos e indiretos, possuindo atualmente um plantel de cerca de 110 mil matrizes”, destacou o presidente da Acrismat, Paulo Cézar Lucion. No ofício, ele acrescenta que para cada 15 matrizes o setor ocupa um trabalhador direto, ou seja, a suinocultura gera em torno de 7,5 mil empregos diretos e outros 30 mil indiretos.

Tags:
Fonte:
Só Notícias

0 comentário