Oferta do leite estável nos últimos dois meses

Publicado em 13/09/2011 11:20
O leite entregue em agosto de 2011 a ser recebido em setembro/2011 segue com estabilidade dos níveis de preços, apesar da oferta restrita de leite no mercado e da concorrência de algumas empresas no campo.

A oferta de leite relativamente estável nos meses de agosto e setembro/2011 se deve ao clima desfavorável no Sul e também devido à forte entressafra nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde em algumas regiões não chove a mais de 3 meses.

Além da maior oferta esperada de leite do Sul (que não se concretizou), outro fato que poderia pressionar as cotações no País são as importações elevadas e o mercado de queijos mais enfraquecido. O mercado de queijo teve ligeira reação em agosto e setembro/2011, permanecendo estável também os preços do leite UHT no atacado. Com relação às importações de lácteos, apesar dos volumes expressivos, parece estar próximo um acordo com a Argentina visando equilibrar o mercado.

É preciso considerar, também, que os custos da produção leiteira neste ano estão em torno de 10 a 20% mais elevados que os do mesmo período de 2010, devido à valorização do concentrado (milho e farelo de soja), que tem limitado os investimentos por parte dos produtores.

Em Goiás, o preço médio foi de 0,8955/litro, alta de 0,8% frente ao mês anterior. Portanto, no mês de setembro/2011 os preços a ser recebido pelos produtores seguem estáveis. Para o início da safra, tudo dependerá do comportamento do clima nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, período que se inicia a safra, e também do comportamento do mercado derivado lácteo, que até então está estável com oscilações menores do que em 2010.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Faeg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário