Frango: Porcentagem das exportações na produção brasileira é quase o mesmo de 2006

Publicado em 14/09/2011 11:17
Nos primeiros sete meses de 2011 as exportações absorveram 30% da produção brasileira de carne de frango, o menor índice de participação dos últimos cinco anos. Esse resultado é praticamente o mesmo registrado em 2006 quando, em função de uma crise externa de Influenza Aviária, as exportações de carne de frango do Brasil sofreram forte refluxo e absorveram apenas 29% do volume total produzido.

Poderia ter sido pior (ou seja, o índice de participação ser ainda menor) não fosse a pronta ação do setor que - frente à queda das exportações e ao aumento das disponibilidades internas – reduziu significativamente o ritmo de produção, fechando aquele exercício com um volume praticamente igual ao do ano anterior (+0,06%). Em decorrência, reajustou-se a disponibilidade interna.
Não é o que está sendo observado em 2011 – pelo menos se considerados os dados até julho, os últimos divulgados. Nos sete primeiros meses de 2011, para uma evolução de 3,39% nas exportações, a produção aumentou mais de 6%, o que resultou em uma oferta interna mais de 7% superior à do mesmo período do ano passado. Com visíveis resultados nos preços e no desempenho econômico das empresas do setor.

Em casos como este a redução do ritmo produtivo é fator fundamental. Pois é o que cria situações como a observada em 2009, ano em que toda a economia enfrentou momentos difíceis em decorrência da crise econômica mundial.

Então, a despeito da crise, o volume exportado correspondeu ao mesmo nível (elevado, de 33%) do ano anterior. Só que isso foi conseguido reduzindo-se a produção concomitantemente à redução da exportação. O resultado foi a manutenção da oferta interna nos mesmos níveis do ano anterior, minimizando-se as perdas financeiras resultantes da menor demanda externa e interna.
Em suma, a produção de carne de frango precisa, sim, continuar crescendo. Mas como as vendas externas correspondem à menor parcela da produção, os índices de expansão devem ser menores que os ditados pela evolução da exportação. Pois, do contrário, aumentam abruptamente as disponibilidades internas – um risco indesejável quando se convive com os mais altos custos de produção de todos os tempos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Avisite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário