Muda o rol de principais importadores de carne de frango dos EUA

Publicado em 15/09/2011 08:37
Definitivamente, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) parece ter desistido de relacionar de maneira ordenada (segundo o volume) os principais importadores de carne de frango daquele país. Tanto é que, na divulgação mais recente, relativa aos sete primeiros meses de 2011, coloca como primeiro, terceiro e quarto maiores compradores da carne de frango norte-americana Rússia, China e Cuba, respectivamente. Mas a Rússia está, hoje, apenas na quarta colocação, enquanto China e Cuba recuaram para o 18º e o 16º postos, também respectivamente.

Aliás, nos dados do USDA, a Rússia chama a atenção pelo fato de, nos sete primeiros meses de 2011, ter aumentado em 200% suas importações de carne de frango. Na verdade, porém, não houve aumento: a base (sete primeiros meses de 2010) é que foi extremamente baixa. Assim, enquanto no ano passado (12 meses) a Rússia importou o correspondente a 10,5% do volume total negociado externamente pelos EUA, neste ano (sete meses) permanece com essa participação em menos de 5%.

E quais são, efetivamente (pelo menos nos sete primeiros meses de 2011), os 10 principais importadores do frango norte-americano? Pela ordem, de acordo com o volume, México, Hong Kong, Coreia do Sul, Rússia, Canadá, Angola, Taiwan, Geórgia, Iraque e Vietnã.

Atenção, porém, porque a posição do segundo colocado, Hong Kong, pode ser temporária. É que a China descobriu que seu embargo (via taxas anti-dumping) ao frango dos EUA vem sendo burlado através de reexportações efetuadas por Hong Kong. Por isso, passou a exigir certificado de origem do produto (vide “China impõe novas regras à carne de frango reexportada por Hong Kong”). Isso deve levar Hong Kong a perder posições ou até sair do grupo dos 10 principais importadores de carne de frango dos EUA.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Avisite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário