Muda o rol de principais importadores de carne de frango dos EUA

Publicado em 15/09/2011 08:37 250 exibições
Definitivamente, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) parece ter desistido de relacionar de maneira ordenada (segundo o volume) os principais importadores de carne de frango daquele país. Tanto é que, na divulgação mais recente, relativa aos sete primeiros meses de 2011, coloca como primeiro, terceiro e quarto maiores compradores da carne de frango norte-americana Rússia, China e Cuba, respectivamente. Mas a Rússia está, hoje, apenas na quarta colocação, enquanto China e Cuba recuaram para o 18º e o 16º postos, também respectivamente.

Aliás, nos dados do USDA, a Rússia chama a atenção pelo fato de, nos sete primeiros meses de 2011, ter aumentado em 200% suas importações de carne de frango. Na verdade, porém, não houve aumento: a base (sete primeiros meses de 2010) é que foi extremamente baixa. Assim, enquanto no ano passado (12 meses) a Rússia importou o correspondente a 10,5% do volume total negociado externamente pelos EUA, neste ano (sete meses) permanece com essa participação em menos de 5%.

E quais são, efetivamente (pelo menos nos sete primeiros meses de 2011), os 10 principais importadores do frango norte-americano? Pela ordem, de acordo com o volume, México, Hong Kong, Coreia do Sul, Rússia, Canadá, Angola, Taiwan, Geórgia, Iraque e Vietnã.

Atenção, porém, porque a posição do segundo colocado, Hong Kong, pode ser temporária. É que a China descobriu que seu embargo (via taxas anti-dumping) ao frango dos EUA vem sendo burlado através de reexportações efetuadas por Hong Kong. Por isso, passou a exigir certificado de origem do produto (vide “China impõe novas regras à carne de frango reexportada por Hong Kong”). Isso deve levar Hong Kong a perder posições ou até sair do grupo dos 10 principais importadores de carne de frango dos EUA.

Tags:
Fonte:
Avisite

0 comentário