Frango abatido: faltam só 45 dias para o término do ano

Publicado em 15/09/2011 08:38
Talvez não seja equivocado dizer que em 2011 o frango abatido vem apenas repetindo o mesmo comportamento observado no segundo semestre do ano passado. A única diferença entre os dois exercícios está no “timing”.

Em 2010, a primeira grande valorização do frango abatido ocorreu em setembro, mês em que o produto resfriado comercializado no grande atacado da cidade de São Paulo chegou a valorizar-se 17% em apenas duas semanas. Em 2011, exatamente a mesma valorização ocorreu com um mês de antecedência, nas duas primeiras semanas de agosto. E, como há um ano, após essa valorização os preços também recuaram – só que com um mês de diferença.

Um dos problemas, agora, é que os preços recebidos pelo produto se encontram extremamente próximos daqueles observados há um ano, sem que, nesse espaço de tempo, tenha ocorrido qualquer redução dos custos. Muitíssimo ao contrário.

O outro problema está no mercado de carnes em geral, que não apresenta o mesmo dinamismo registrado em 2010. No ano passado, por exemplo, nos primeiros 75 dias do segundo semestre, o boi em pé experimentou valorização próxima de 15%. Já neste ano, no mesmo espaço de tempo, a valorização é igual a “zero”. Ou seja: a despeito de já ter ultrapassado os R$100/arroba, a atual cotação do boi é a mesma do dia 1º de julho. E, como se sabe, aonde o boi vai, o frango vai atrás.
Em outras palavras, soam remotas (pelo menos neste instante) as chances de uma segunda valorização (forte) do frango no semestre – como aquela ocorrida na primeira metade de novembro de 2010, ocasião em que o frango abatido superou a marca dos R$3,00/kg.
Aliás, não se pode descartar nem mesmo a perspectiva de, no bimestre final do ano, os preços se tornarem negativos em relação a 2010 – uma possibilidade que depende, apenas, dos níveis de oferta na ocasião.

Sob esse aspecto, embora a sorte já esteja parcialmente lançada - os frangos da primeira quinzena de novembro já estão todos incubados – ainda há tempo de salvaguardar os 45 dias finais de 2011.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Avisite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário