Preços recebidos pelo frango em agosto deixam clara a redução da oferta

Publicado em 28/09/2011 09:05
Sem dispor, mais, dos dados oficiais do setor, o AviSite estimou – baseado no comportamento sazonal da produção - redução da oferta interna de carne de frango no mês de agosto passado. Era dispensável, pois o desempenho do mercado no mês já indicava menor oferta no mês - provavelmente em níveis superiores aos projetados pelo AviSite, pois em agosto a carne de frango obteve a segunda melhor remuneração do ano.

Nada melhor, porém, que o preço médio alcançado em março, o melhor do ano e – não por acaso, claro – refletindo o momento de menor oferta interna de 2011. Deu para aprender?
Naturalmente, a queda de preços enfrentada no decorrer do primeiro semestre era inevitável, pois o período coincide com a safra da carne bovina. Mas os péssimos resultados econômicos registrados poderiam ter sido minimizados não fosse o súbito aumento da oferta de março para abril.

Embora faltem ainda três dias para o encerramento de setembro, já se sabe que o preço médio do mês será inferior ao de agosto passado, o que sugere de antemão que está ocorrendo aumento da oferta.

Seria bom que o setor assimilasse de vez os reais efeitos da variação da oferta em um mercado que, mesmo não tendo atingido o ponto de saturação, vem apresentando evolução bem mais moderada que em anos anteriores.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do frango estáveis nesta sexta-feira (26)
Mercado de suínos fecha a sexta-feira (26) com cotações, na maioria, estáveis
PorkExpo Brasil & Latam 2024 já está recebendo trabalhos científicos do mundo inteiro
Frango/Cepea: Carne de frango segue mais competitiva que a suína
Valores do frango congelado e resfriado cedem em São Paulo nesta quinta-feira (25)