Carne de frango: volume produzido em agosto foi menor, sugere o mercad

Publicado em 04/10/2011 10:52
Desde que, à falta dos dados habitualmente divulgados pelas associações da classe, o AviSite fez sua própria estimativa para a produção de carne de frango de agosto (o que, por decorrência, conduz também, automaticamente, à oferta interna aparente do produto no mês, contestações acerca dos valores estimados têm chegado à redação.

Vários argumentos são levantados no intuito de demonstrar que há um exagero na projeção (1,125 milhão de toneladas). Mas, em resumo, o que se contesta é a estimativa de um volume superior ao registrado em julho (1,095 milhão de toneladas). Há também quem, indo mais longe, levanta a hipótese de um volume até menor que o de agosto do ano passado (1,057 milhão de toneladas).
Na verdade, o que o AviSite fez foi levantar o comportamento médio histórico do setor e aplicar o resultado à produção de agosto passado. Mas está ressalvado na matéria que o número projetado pode estar superestimado. Só não se sabe em quanto.

Por sinal, frente às indicações, da maioria, de que em agosto o volume produzido recuou em relação ao mês anterior, fez-se uma análise do comportamento da produção no bimestre julho-agosto de 2010, constatando-se que houve redução de quase 1% de um mês para outro.
Aplicada à produção de agosto de 2011 o mesmo índice de redução (0,97%), chega-se a um volume inferior a 1,1 milhão de toneladas.

Mas o principal efeito dessa pequena redução reflete-se bem mais na oferta interna que, neste caso, teria recuado para cerca de 730 mil toneladas. Pois bem: se isso se confirmar, terá sido a menor disponibilidade interna registrada nos últimos cinco meses. E em 2011 está acima, apenas, dos valores registrados em fevereiro e março – meses em que foi registrada a menor oferta do ano e (não por acaso ou coincidência) um dos melhores preços do corrente exercício. E como em agosto o resultado, embora nominal, foi ainda melhor, não será equivocado concluir que a oferta do mês foi até menor que a de fevereiro e março.

A despeito de todas essas considerações, o AviSite mantém suas projeções iniciais – até que venham a público as informações oficiais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Avisite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário