Rio Grande do Sul registra maior safra de trigo da história

Publicado em 21/12/2011 10:03
Os produtores gaúchos colheram 2.416.684 toneladas de trigo em 2011, a maior safra já registrada no Estado. Com isso o Rio Grande do Sul torna-se o maior produtor do grão do Brasil, superando o Paraná. De acordo com levantamento da Emater/RS-Ascar, além da produção, a produtividade também foi recorde em 2011, atingindo a média de 2.746 quilos por hectare - 25,62% acima da estimativa inicial, calculada levando-se em conta os números dos últimos dez anos e a expectativa dos técnicos. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (20/12), durante coletiva de imprensa no escritório central da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, organizada em parceria com a Embrapa Trigo, de Passo Fundo.
 
A produção em 2011 é 13,30% superior a 2010, quando foram colhidas 2.132.973 toneladas. Segundo o diretor técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus, 70% do trigo colhido no Rio Grande do Sul concentram-se na região Norte, mais precisamente nas regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Erechim, Passo Fundo, Ijuí, Santa Rosa, no norte de Santa Maria e Lajeado e oeste de Caxias de Sul. O presidente da Emater/RS, Lino De David, frisou que, além de produção e produtividade recordes, esta safra se destacou pela qualidade do grão. “Todos estes fatores fizeram com que o trigo, como matéria-prima, injetasse um bilhão de reais na economia do Estado em 2011. Não podemos prescindir desta cultura”, afirmou.
 
Para o chefe geral da Embrapa Trigo, Sergio Roberto Dotto, a evolução na qualidade do cereal gaúcho é muito significativa - hoje 90,5% da produção consiste na variedade de trigo Pão. Como consequência, tem sido registrado aumento nas exportações do grão, com uma taxa média de crescimento anual de 200% entre 2007 e 2012. Dotto destacou ainda que 94% da produção nacional está concentrada no Sul do Brasil. “Apenas o Rio Grande do Sul e o Paraná produzem mais trigo do que consomem”, disse.
 
O levantamento levou em consideração informações recolhidas em 246 municípios gaúchos, o que representa 90% da área com trigo. O recorde anterior ocorreu na safra 2003, quando foram colhidos 2.395.557 toneladas, com uma produtividade média de 2.253 quilos por hectare. O diretor técnico da Emater/RS destacou que, além de trabalhar pela evolução da safra em termos de volume e qualidade, a Instituição tem também como foco o qualidade de vida do produtor e o respeito ao meio ambiente. “Nosso trabalho é continuar mantendo índices crescentes de produção, mas com altos níveis de sustentabilidade”, concluiu.
 
Participaram ainda do anúncio dos números da safra 2011 de trigo o secretário-adjunto de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Cláudio Fioreze, o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Inácio Benincá, representando o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan,o diretor administrativo da Emater/RS, Valdir Zonin, o coordenador das Câmaras Setoriais da Seapa, Dílson Bisognin, o representante da Cotrijal, Fernando Martins, e o presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos de Vacaria, Fabiano Paganella.
 
Números:

- Área plantada: em todo o Estado, o trigo ocupou uma área de 880.205 hectares, 10,64% a mais que em 2010 (795.580 ha). Duas regiões administrativas da Emater/RS-Ascar ultrapassaram os 200 mil hectares - em Ijuí foram plantados 223.438 e em Santa Rosa 211.018 hectares.

- Produtividade: a produtividade média registrada em 2011 foi de 2.746 quilos por hectare. As regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul e Erechim tiveram as maiores médias - 3.024 quilos por hectare e 3.037 quilos por hectare, respectivamente.

- Produção: foram colhidos em 2011, 2.416.684 toneladas de trigo. O maior volume foi registrado nas regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Ijuí (603.952 t) e Santo Rosa (550.756 t), seguidas por Passo Fundo (546.673 t).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • carlo meloni sao paulo - SP

    No meio de tantas desgraças para o agricultor gaucho, so' faltava essa que e' mais uma, pois os moinhos brasileiros sao uma gang

    de bandidos que de comum acordo inventam mil e huma desculpas

    para nao pagar nada. Plante canola que rende o doubro de oleo da

    soja.

    0
  • ivo angelo rossoni fava Redentora - RS

    Safra recorde. Qualidade excelente. Trigo tipo pão, melhorador ou branqueador em sua maioria. Fizamos nossa parte. SE ALGUÉM SOUBER de comprdores de trigo, pagando o preço minimo estabelecido pelo governo, me informe. Ou ainda pagando os R$ 24,00 do inicio da colheita. Pagamento a dinheiro, não a troco de mercadorias. Afinal, o posto de combustivel, a farmácia, o supermercado......... Banco do Brasil........ ninguém recebe trigo e sim reais.

    0