Exportações de arroz poderão atingir 2 milhões de toneladas

Publicado em 09/01/2012 09:35
Com as 141,2 toneladas de exportações de arroz alcançadas no mês de dezembro, conforme dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Brasil já exportou em 2011 (período de março até dezembro) um volume recorde de 1,762 milhão de toneladas de arroz (base casca), praticamente, ultrapassando a meta de 1,8 milhão, prevista pelo mercado.  

A média anualizada, nos dez meses do ano agrícola, ultrapassa a 175 mil toneladas mensais. Considerando que ainda faltam dois meses para a finalização do ciclo anual, mesmo com a provável redução do volume a ser escoado, em razão do final dos leilões de escoamento e da redução das cotações internacionais, o volume final deverá se aproximar de 2 milhões de toneladas.

 No acumulado anual, o volume total exportado (base casca), está assim distribuído:                                                              

- 135,7 mil toneladas: arroz (paddy) com casca ou 7,7%;

- 139,2 mil toneladas: arroz cargo (esbramado) ou 7,9%;

- 674,5 mil toneladas: arroz beneficiado/parboilizado ou 38,27%:

- 378,2 mil toneladas: arroz beneficiado/branco: 21,45%

- 435,0 mil toneladas: arroz quebrado ou 24,7%.

Este feito significativo alcançado pelo setor, consolidando o país como grande exportador mundial, deve estimular políticas voltadas para este segmento de mercado (tradicionalmente voltado para o mercado interno), e assim, permitir um maior equilíbrio entre a oferta e a demanda internas, possibilitando preços e rentabilidade, mais adequados e compatíveis com a realidade do setor, e assim, estimular a produção deste cereal, essencial e indispensável para o consumidor nacional e mundial.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Marco Aurélio Tavares

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário