Arroz: Recorde de exportações pode refletir no mercado

Publicado em 10/01/2012 08:15
Menor estoque de passagem poderá beneficiar os preços ao produtor em 2011/12.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deverá divulgar nesta terça-feira nova previsão para a safra 2011/12. Uma das informações já se pode antecipar que será positiva para o setor: o quadro de oferta e demanda deverá apresentar um estoque de passagem menor do que o previsto. Isso, porque o Brasil está batendo o recorde de exportações. No mês de dezembro foram exportadas 141,3 mil toneladas de arroz em base casca, contra a importação de 76,9 mil toneladas.

Em 10 meses do ano comercial, o volume de grão exportado supera 1,75 milhões de toneladas e deve aproximar-se de 2 milhões de toneladas, apesar do arrefecimento dos mecanismos de comercialização, como o PEP. O presidente da Federarroz, Renato Rocha, destaca que este volume é quatro vezes maior do que as 500 mil toneladas de exportação previstas inicialmente. “A média mensal de embarques para o exterior supera as 175 mil toneladas. É possível superar o envio de 2 milhões de t ao mercado internacional”, destaca.

No último levantamento de safra, a Conab projetava 1,7 milhões de toneladas de exportação, o que já foi superado. As vendas de 2011/12 seguiram para 76 países, ampliando em 10% as nações clientes. A África é o principal destino do arroz brasileiro, seguida da América Central e Caribe e da América do Sul e Oriente Médio. O arroz beneficiado, principalmente o parboilizado, representa 60% das exportações, contra 25% dos quebrados. As importações devem se manter na média histórica, pouco acima de 800 mil toneladas. Até dezembro foram 712 mil. A Argentina é o maior fornecedor brasileiro, seguida do Uruguai e do Paraguai. Cerca de 65% do produto que entra no país é beneficiado.

Para Renato Rocha, a redução do estoque de passagem pode ter reflexos nos preços do arroz em 2012. “Mas, é preciso que o governo mantenha os mecanismos para o mercado interno (EGF, AGF, OPÇÕES e outros) e que garantam o escoamento da safra (PEP) e que sejam implementadas várias medidas, como a armazenagem pessoa física, remoção de estoques públicos, o uso alternativo do arroz, como ração animal e etanol e, também, ações para o aumento do consumo do cereal, que é altamente recomendável do ponto de vista da saúde pública”, declara. Segundo ele, quanto menor o estoque de passagem, mais ajustado o mercado e mais adequados os preços ao produtor. “Se fizermos uma análise das últimas safras veremos que o produtor merece preços bem melhores para recuperar-se do lucro que ficou pelo caminho”, avisa.

Tags:

Fonte: Federarroz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto