Novo levantamento reduz ainda mais a produção de arroz no Brasil

Publicado em 11/01/2012 08:23
O último levantamento divulgado hoje, 10 de janeiro, pela Conab confirma uma forte retração na área cultivada de arroz no Brasil. Segundo a companhia a área plantada está estimada em 2, 553 milhões de hectares, uma redução de 9,5% (o levantamento anterior era 9%) ou o equivalente a 267 mil hectares.

O Rio Grande do Sul apresentou redução de 120 mil hectares, enquanto o Mato Grosso reduziu 116 mil hectares. Segundo a Conab, a redução da área semeada está confirmada e as causas da redução são: a dificuldade de comercialização, preços pouco atrativos, aumento no custo de produção e falta de água nos reservatórios (corpos d'água, açudes e barragens) e também, a substituição por culturas mais atrativas, como a soja.

A produção nacional está estimada em 11,4 milhões de toneladas (11,927 milhões de toneladas no levantamento anterior), com forte redução sobre a safra anterior (-15,80%), ou correspondendo a um volume superior a 2 milhões de toneladas. Esta safra deverá ser a menor dos últimos cinco anos e possivelmente uma das menores da última década (ver gráfico abaixo).


O quadro de suprimentos o ano safra 2011/12 indica um forte ajuste entre oferta e demanda com os estoques finais ficando em torno de 1,250 milhão de toneladas, ou o menor dos últimos cinco anos, conforme consta no levantamento divulgado.

Portanto, para a próxima safra, projeta-se  um cenário de mercado com preços mais atrativos que aqueles alcançados na atual safra, onde as cotações médias do arroz em casca no Rio Grande do Sul, segundo o indicador Esalq/Cepea, poucas vezes  ultrapassaram os preços mínimos oficiais.

Tags:

Fonte: Marco Aurélio Tavares

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão