Leilão da Conab comercializa 98% do trigo ofertado

Publicado em 20/01/2012 11:55
Na próxima semana, governo realiza mais uma operação e anuncia a oferta de 380 mil toneladas do grão para os estados do RS, SC, PR e SP.
O primeiro leilão de trigo deste ano, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nesta sexta-feira, 20 de janeiro, negociou em volume absoluto 351.270 toneladas (t), o que representa 98% do total colocado a venda de 360 mil t. Somadas as operações de novembro de 2011 com a realizada agora, o governo federal já fez a equalização de 974 mil t. Esse número equivale a 16% da safra.

A procura por lotes de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foi considerada um sucesso pelo secretário de Política Agrícola do Ministério, Caio Rocha. Ele reiterou o objetivo da operação que é o de garantir o preço mínimo e promover o escoamento do produto nas regiões necessitadas. O único estado a comercializar todo o lote foi Santa Catarina, que ofertou 20 mil toneladas. Do lote de 205 mil toneladas ofertadas pelo Rio Grande do Sul, foram comercializados 201.820 t. Já o Paraná vendeu 119.450 toneladas, de um total de 120 mil t postas à venda; e São Paulo vendeu 10 mil toneladas, das 15 mil t ofertadas.

O governo confirmou para a próxima semana, sexta-feira, dia 27 de janeiro, a realização de mais um leilão de prêmio de trigo para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Serão ofertadas 380 mil toneladas do grão, 20 mil t a mais do que o disponibilizado nessa operação. Serão leilões de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) e Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro). O participante terá de comprovar a venda do produto para uma indústria moageira sediada na unidade da federação de plantio do trigo, ou a venda e o escoamento do grão para qualquer consumidor sediado fora da unidade da federação de plantio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário