Leilão da Conab comercializa 98% do trigo ofertado

Publicado em 20/01/2012 11:55 747 exibições
Na próxima semana, governo realiza mais uma operação e anuncia a oferta de 380 mil toneladas do grão para os estados do RS, SC, PR e SP.
O primeiro leilão de trigo deste ano, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nesta sexta-feira, 20 de janeiro, negociou em volume absoluto 351.270 toneladas (t), o que representa 98% do total colocado a venda de 360 mil t. Somadas as operações de novembro de 2011 com a realizada agora, o governo federal já fez a equalização de 974 mil t. Esse número equivale a 16% da safra.

A procura por lotes de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foi considerada um sucesso pelo secretário de Política Agrícola do Ministério, Caio Rocha. Ele reiterou o objetivo da operação que é o de garantir o preço mínimo e promover o escoamento do produto nas regiões necessitadas. O único estado a comercializar todo o lote foi Santa Catarina, que ofertou 20 mil toneladas. Do lote de 205 mil toneladas ofertadas pelo Rio Grande do Sul, foram comercializados 201.820 t. Já o Paraná vendeu 119.450 toneladas, de um total de 120 mil t postas à venda; e São Paulo vendeu 10 mil toneladas, das 15 mil t ofertadas.

O governo confirmou para a próxima semana, sexta-feira, dia 27 de janeiro, a realização de mais um leilão de prêmio de trigo para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Serão ofertadas 380 mil toneladas do grão, 20 mil t a mais do que o disponibilizado nessa operação. Serão leilões de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) e Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro). O participante terá de comprovar a venda do produto para uma indústria moageira sediada na unidade da federação de plantio do trigo, ou a venda e o escoamento do grão para qualquer consumidor sediado fora da unidade da federação de plantio.

Tags:
Fonte:
Mapa

0 comentário