Governo investe R$ 150 milhões na comercialização do trigo

Publicado em 09/02/2012 12:42 e atualizado em 09/02/2012 16:41
A medida é para amenizar os prejuízos que os produtores rurais tiveram com a estiagem, especialmente no Sul do país.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) investirá R$ 150 milhões na comercialização de trigo. O leilão está marcado para a próxima semana, sexta-feira, dia17, e será conduzido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Mapa. Portaria autorizando a operação de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) foi publicada nesta quinta-feira, 9, no Diário Oficial da União (DOU).

Serão beneficiados com a medida, indústrias moageiras de trigo, avicultores e suinocultores que disponham de indústrias próprias de ração animal, inclusive integração e comerciantes de cereais. Segundo o secretário de Política Agrícola do ministério, Caio Rocha, a iniciativa atende a uma demanda do setor produtivo. “É uma maneira de garantirmos o preço mínimo ao produtor e viabilizar que parte do trigo seja destinada para ração animal”, salientou Rocha, durante divulgação do quinto balanço da safra 2011/2012, hoje, em Brasília.

Seguindo o cronograma do governo de apoio aos agricultores afetados pelas oscilações do clima no país, especialmente a estiagem na região Sul, Rocha confirmou mais duas medidas que devem amenizar os impactos da seca na região. Serão publicadas nos próximos dias, no DOU, portarias para a comercialização de milho. Uma autorizando leilões por meio de Valor de Escoamento de Produto (VEP), para criadores e indústria, no total de 500 mil toneladas, e outra que oferta o produto a balcão.

Tags:

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto